Igreja Apostólica Congregacional Peniel
Vivendo A Cada Dia Face A Face Com Deus
A Fé Autentica
.."sem fé é impossível agradar a Deus. portanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que se tornar galardoa dor dos que o buscam" (Hb. 11:6)
A comunhão com Deus, numa base pessoal, dará á luz uma Fé forte e profunda em sua habilidade de cumprir cada uma de suas promessas. Se andarmos na presença de Deus, a Fé estará em nosso coração no espírito e saberemos que temos tudo para vencer. Não nos programaremos para derrota em qualquer área de nossa vida, pois os recursos do céu estão a nossa disposição, em cristo Jesus. Basta-nos estender o braço da Fé e retirar dos tesouros inesgotáveis da graça de Deus o que necessitamos. Isso fazemos pela oração. Orar em fé é, simplesmente, ter confiança na disposição de Deus de usar sua habilidade e poder, para responder á petição de um filho seu. Nossa vida de oração será baseada no conhecimento pessoal que temos de Deus. Porque o conhecemos, temos ousadia, ao nos aproximarmos do trono, de levantar a voz ao todo-poderoso, sabendo que ele vai operar. Nos sabemos que Deus quer responder nossas orações.
O fundamento da Fé
A fé um fundamento firme: Deus e sua palavra. O autor da carta aos hebreus 11.1 define fé como o "... firme fundamento..." a fé não é um salto no escuro, ou uma experiência emocional, ou mesmo uma esperança. Ela tem um fundamento solido que não pode ser abalado: o próprio Deus e sua palavra infalível.
Há muitos tipos de Fé. Dentre eles há um que e a Fé natural, a Fé humana. Todas as pessoas têm esse tipo de Fé. Mas há um a Fé que e Divina; ela não brota do conhecimento da mente, mas do coração. É desse tipo de Fé, que e gerada em nosso espírito, como resultado do conhecimento de Deus e sua palavra, que queremos falar.
Muitos confundem esse tipo de fé com um mero assentimento intelectual, uma crença da mente, que aceita um fato como verdadeiro, mas não é afetado por ele. Por exemplo: você Lê o salmo 121 e toma conhecimento de que Deus nos guarda, não cochila e nem dorme no seu posto. Você ate afirma:- "creio que a palavra de Deus e verdadeira, sei que Deus cuidar de mim..."
Mas, de repente, você tem que dormir sozinho em casa e começa a se preocupar. Tem medo de ladrão, essa fé não passa de um assentimento na sua mente. Outra pessoa enfrenta situação semelhante, e vai tranqüila para a cama,dizendo simplesmente:"gloria ao teu nome!vou dormir em paz e segurança ,pois estarás velando enquanto eu durmo ." essa é a fé do coração essa é a fé do espírito .
ILUSTRAÇÃO
Conta-se que certa senhora alemã, de 80 anos, durante a segunda guerra mundial, costumava dormir num abrigo antiaéreo, juntamente com as pessoas da cidade. Um dia ela deixou de ir dormir no abrigo. Seus companheiros pensaram que ela houvesse morrido ou viajado para algum lugarejo ao redor da cidade. Passadas algumas semanas, um senhor que a conhecia ,encontrou com ela, casualmente, na rua e seguiu-se um dialogo:
- que bom que a senhora voltou!
-mas eu não sai da cidade!
-onde tem estado então? A senhora não foi mais dormir no abrigo!
-tenho dormido na minha casa.
-o que?!Dormindo em casa, com todos esses bombardeiros?!
-sabe eu li na bíblia que Deus não dorme (salmo. 121)e cheguei á conclusão de que não vale a pena nos dois- Deus e eu - estamos acordado.se ele não dorme e me guarda,vou dormir em paz.
Aquela senhora experimentou a Fé do espírito, quando o mero conhecimento mental da promessa passou a ser a certeza do seu coração.
A Fé transcende o que os sentidos dizem. Ela não depende do que os sentidos podem perceber, mas do que a palavra diz a "Fé e a convicção de fatos que não vêem "(hebreus. 11; 1) .se você vê,não precisa crer.Fé é a certeza de algo que os olhos da carne não podem ver ainda,mas o coração sabe que sua manifestação vira .(marcos 11;22-24) mostra a importância desse tipo de fé:"...tudo quanto pedires em oração ,crede que recebestes e será assim convosco"(v.24).não espere que a manifestação do que pediu venha,para que possa crer.A ordem bíblica e crer primeiro para poder ver.isso poder parecer-lhe difícil no inicio mas quanto mais você conhece a Deus pessoalmente e suas promessas,mais convencido ficará de que sua palavra é verdadeira.e o que é a fé ,senão tomar a palavra de Deus por verdadeira?
Deus não e homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará?Ou tendo falado, não o cumprira?(Números. 23; 19)
Olhemos para o exemplo de dois crentes na bíblia que ilustram o assunto em pauta: tome e Abrão. A fé de Tomé é a dos sentidos, da cabeça; a de Abrão é a do espírito, do coração. Tomé é quer ver, para depois crer; Abrão crê primeiro, para poder ver. É evidente que Abrão esta certa e Tomé está errado. Logo, este é repreendido, mas aquele é louvado por Deus, e recebe o titulo honroso de "pai da Fé"
A Fé de Tomé
Tomé, um dos doze, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então os outros discípulos: vimos o senhor. Mas ele respondeu: se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos ,e não puser a minha Mão no seu lado, de modo algum acreditarei"(João. 20;24-25)
A fé da mete só crê no que os sentidos atestam. Tomé havia presenciado Jesus falando,curando,repreendendo os ventos, expulsando demônios, andando sobre as águas, e o ouvira dizer que morreria e ao terceiro dia ressuscitaria. Mas ele também o vira pendurado numa cruz, morto. Vira com os seus olhos, percebera com os sentidos que ele morrera e fora sepultado. Essa era a imagem que guardava em sua mente. Quando os companheiros proclamaram a boa nova-"ressuscitou"-ele disse: "não pode ser!" trazia na mente a mais recente imagem que os olhos viram, e não a imagem da promessa de ressurreição. Seus cinco sentidos diziam: "ele esta morto!" como crer na promessa, quando os olhos não a contemplavam? Tomé ainda não conseguia levantar o olhar para além do reino dos sentidos e apropriar-se de uma realidade no reino invisível.
A fé de Abrão
Abrão não tem de ver para crer. (Gênesis 12. 1-3) A ele basta tomar conhecimento da palavra de Deus, que não poder mentir. Ele forma em sua mente a imagem do que Deus diz e não daquilo que seus olhos podem ver, seus ouvidos podem ouvir ou suas mãos podem apalpar. Como este escrito; "por pai de nações te constitui (Gênesis 17.5 ) perante aquele no qual creu o Deus que vivifica os mortos e chama á existência as coisas que não existem. Abrão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações... e, sem enfraquecer na Fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos e a idade avançada de sara, não duvidou da promessa de Deus. por incredulidade, mas pela Fé ,se fortaleceu, dando gloria a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera"!(Romanos; 7;17-21).
Muitas versões da bíblia traduzem o versículo 17 como "o Deus que chama as coisas que não existem, como se já existissem" ou "o que chama as coisas que não são, como se elas fossem.". A versão amplificada diz; "... e fala de coisas não existentes (que ele disse anteriormente ou prometeu) como de elas (já) existissem".
Quando Deus mudou o nome de Abraão e sara, significando que seriam pais de nações, já estava chamado as coisas que não eram visíveis, como se elas o fossem, pois quando a palavra de Deus e falada, seu poder entra em operação para causar a manifestação visível daquilo que ele falou. E Abrão creu. Creu contra a esperança. O que significa isso hoje?Tudo quanto os olhos podiam ver atestava que teriam de conviver para sempre com a esterilidade. Mas eles não deram importância ao que os sentidos podiam ver. O que se podia esperar se atentassem para a realidade de seus corpos envelhecidos?Que morreriam sem filhos. Mas creram contra o que a esperança humana podia prometer, e disseram em seu coração; "não há impossíveis diante da promessa de Deus. fixaremos nosso coração na promessa e não nos sentidos da carne."
Aqui está um grande principio de Fé; forme uma imagem na sua mente daquilo que Deus falou, e não da circunstancia que você quer ver alterada. Enquanto você conserva os olhos na palavra, na promessa de Deus, e se recusa a deter-se naquilo que seus olhos vêem e seus sentidos atestam, Deus está operando em seu favor para causar a manifestação da promessa no mundo visível alterando a circunstancia. Aquele que crê não e movido pelas coisas que vê ou ouve, mas pelo que Deus diz. Se você quiser entrar na batalha de oração de Fé, terá que entender que não será movido pelo que sente ou vê, mas pela palavra de Deus. Seus sentidos podem dizer alguma coisa; seus olhos vêem que circunstância não foi alterada; seu corpo ainda sente os sintomas. Mas o coração se levanta, cheio da promessa, porque está plenamente convicto de que aquele que prometeu e poderoso é fiel para cumpri-las. O objeto da Fé é Deus mesmo. E a razão da fé é a comprovada fidelidade de Deus. Ele nunca falhou. Nenhuma de sua promessa caiu por terra. Deus não falhará. Em cristo, ele garante o sim e o amém de todas elas (2corintios; 1.20).
Pastor Zildo Ferreira
8710-9231
A CONSTRUÇÃO DE UM VASO DE BÊNÇÃO
Jeremias 18:1-8
Amados do Senhor, minha família em cristo o nosso Deus, tem um jeito todo especial para moldar o caráter de cada um dos Seus servos, Deus tem um jeito todo especial para transformar o nossa vida O profeta Jeremias, desceu à casa do oleiro, para observar justamente isto: como o barro é trabalhado.E então, ele compreendeu esse modelamento - Jeremias viu o barro ser modelado e tomar a forma de vaso!
E ao final de tudo, Jeremias entendeu que todo esse processo de moldar o barro, é também necessário para a formação do caráter da índole de um servo de Deus. Caráter e um conjunto de qualidades
1º A Fase da Escolha - Deus escolhe o barro que quer usar.
No livro de atos 9.15 Deus da uma ordem para Ananias para ir encontro com até então Saulo por ele era um vaso escolhido. Sabe o que isso significa? ...significa que se você foi escolhido por Deus para ser filho dEle, servo dEle, então isto revela que você é feito de um barro especial, próprio para ser moldado e trabalhado.João 15..16 diz Não me escolhestes vós a mim. Mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda.
"Você é feito de um bom barro!".
- Em Ef 1.11 lemos isto: "...Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo".
- E o apóstolo Pedro também, escreveu: "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus..." (1Pd 2.9).
- Tenha em alta conta o fato de haver sido escolhido, escolhida, para servir a Deus. Você é servo de Deus - valorize isto!
2º A Fase do Curtimento (PREPARO) - v.4 de Jeremias 18: "Como o vaso que ele fazia de barro se quebrou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer". Observe que o vaso que Jeremias viu ser feito, se partiu, se quebrou. Isto acontece quando o barro não está muito bem curtido.
Quanto maior curtimento, maior liga... e quanto maior o vaso, maior o tempo necessário de curtimento.
A lição agora, irmãos, é que: Quanto maior a Obra que Deus quer que você realize,que eu realize maior será o tempo que você deverá estar só, meditando e avaliando a sua vida diante de Deus.
O curtimento do barro é como aquela época em que Deus está pronto a falar e ouvir a todos os Seus filhos.Mais existe um Tempo de Espera Eclesiastes 3.1-8
Amado, todos os grandes servos de Deus, experimentaram um deserto em suas vidas.
3º A Fase do Pisamento - Quando o barro é tirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, ele é colocado em um local próprio para ser, literalmente, pisado, amassado.
Pisar o barro é necessário para que todo o ar existente nele seja retirado, se não, formam-se bolhas e o vaso fica defeituoso.
Quem sabe, o motivo de lermos isto no v.4 (que o vaso se quebrou na mão do oleiro), tenha sido causado por essas bolhas de ar. Ou devido ao fato do barro não haver sido pisado o suficiente?
Agora, o que você imagina estar acontecendo quando, em determinados momentos da vida, Deus permite que você seja humilhado, desprezado, ferido e coisas assim?Essa é a fase do pisamento, irmão. é Deus querendo fazer de você um vaso de bênção, e por isso, permitindo que você seja pisado.
Porque, sendo você um filho de Deus, quando Ele permite que o mal lhe sobrevenha, não é porque está visando a sua destruição, mas a sua utilização. RM 8.28 diz que tudo contribuem para o nosso bem.
4º A Fase do Molde - v.4: "Quando o pote que o oleiro estava fazendo não ficava bom, ele pegava o barro e fazia outro, conforme queria.
O profeta Jeremias observou, diz aqui, que o oleiro levou o barro para a "roda de madeira" a fim de quê? moldá-lo.
somente quando nos rendemos à vontade de Deus, como barro em Suas mãos, é que o Senhor, então, pode moldar a nossa vida.
E qual o molde que o Senhor deseja nos dar? ...é o de servo, caráter de servo... como Jesus, que como Ele mesmo declarou "o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente" (Mc 10.45).
Deus quer que sejamos vasos da forma de Jesus, (1Jo 3.16), porém, somente servos, somente pessoas que foram moldadas por Deus, são capazes de viver assim.
Conclusão: depois de Deus ter:
...nos escolhido,
...ter nos deixado criar liga,
...ter tirado fora todo o nosso orgulho e autoconfiança,
...é que, finalmente (e só então), Ele pode começar a nos moldar.
E quando estivermos prontos, vem a unção de Deus, vem o Espírito Santo e nos enche de poder para fazer a obra de Deus, no fogo que dá consistência. - Se você quer ser vaso de bênção esse é o processo.
Mas não retarde aquilo que Deus quer fazer; ponha-se agora mesmo nas mãos de Deus, o divino Oleiro, sem nenhuma resistência.
Amado, não faça resistência... não tenha reservas... Deus quer fazê-lo vaso de bênção!
COMO TRANSFORMAR FRAQUEZA EM FORÇA
Hebreus 11:32-34, es "E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.".
Meus amados irmãos, minha família espiritual, povo eleito, aqueles que são as meninas dos olhos de Deus, que são vasos de honra, que são a noiva de Cristo.
Acredite no que vou lhe dizer: a cada dia que passa, você está muito mais perto daquilo que deseja alcançar na vida. Isso se você já entendeu a metas, que eu mostrei no domingo passado, quais sejam, que você tem que saber aonde quer ir, quais são as suas metas, que você precisa agir, senão, nada adianta as outras duas metas. Creio que esta seja uma problemática na vida dos seres humanos a volta da terra: a inapetência, da falta de atitude, das pessoas só sonharem e não fazerem nada para alcançá-los.
Mostrei que o sucesso já está em você, você já é um sucesso. Você tem que ter metas e sonhos, porque ele disse que abre as janelas dos céus. Mas quero lhe orientar nesta noite sobre uma verdade: não adianta ter metas, se você não entrar em ação. Já compartilhei com a minha família e com a igreja as minhas metas. Sei que se eu não entrar em ação, aquilo só vai ficar no papel.
Meu amado irmão, quantas pessoas escreveram tantas coisas, sonharam tantas coisas, desejaram, mas não entraram em ação; ficou só no papel. Muitas das vezes, a pessoa engaveta, desiste, se esquece e a vida passa. O que nós queremos é lhe ensinar a ter metas, mas também, entrar em ação.
Esse é o primeiro ponto da mensagem desta noite, porque estamos aprendendo a transformar fraqueza em força, e muitas das vezes, o fato da pessoa não entrar em ação gera um sentimento de frustração que abate as pessoas. Mas nós vamos transformar essa aparente fragilidade em muita força. Você vai sair daqui com muita força.
Então, vamos a 1 Coríntios 9:26, onde Paulo diz assim: "Assim corro também eu, não sem meta (aqui está uma regra de sucesso na vida); assim luto, não como desferindo golpes no ar."
Eu observo, aqui, um ponto interessante: Paulo fala sobre metas, mas também sobre ações. Ele fala de objetivos, de sonhos, mas fala da importância de você lutar da forma certa. E como se luta da forma certa? Quando estabeleço sonhos e corro, ou seja, eu entro em ação, faço alguma coisa pelos meus sonhos.
Meu amado, há muitas pessoas que não fazem nada pelos seus sonhos.
Veja que é errado agir sem metas, como ter metas e não agir. Não adianta eu sair correndo e fazendo um monte de coisas sem estabelecer metas claras e bem definidas, como também não adianta em ter metas clara e objetivas e não correr, não entrar em ação.
"Mas Bispo, por que é tão importante agir?"
Amado, a ação cura o medo. Como assim? Se você ficar pensando muito: vou ou não vou? Faço ou não faço?,você alimenta o medo, acaba parando, e não toma as decisões, as atitudes que dependem única e exclusivamente de você.
Há atitudes que dependem única e exclusivamente de mim, e se eu ficar pensando muito, alimento o medo. Mas quando entro em ação, curo-me do medo. Então, é importante agir. Se a ação é consistente com as suas metas, aja!
Observo muitas pessoas e jovens assim: eu vou ou não vou? Fico ou não fico? E as pessoas demoram a tomar decisões. E você está num mundo extremamente rápido.
Há alguns anos, quem imaginou que em alguns segundos você mandaria uma comunicação para o outro lado do mundo, e hoje você faz. As informações que demoravam a chegar, hoje chegam num clique. E aí? O povo de Deus tem que ser treinado, porque, meu amado, a competição existe e você não foi chamado para ser cauda, mas para ser cabeça.
Então, corro, mas não sem meta. Tenho meta, mas entro em ação. Não posso ficar pensando muito se vou ou não vou, porque isso alimenta o medo. Porque é assim. Não sei se você já reparou: quando você começa muito devagar, logo vem o pensamento de medo e você fica parado.
Mais errado do que não fazer direito, é não fazer nada. Então, quero lhe encorajar nesta noite a que você tenha metas e que entre em ação o mais rápido possível. Tenha uma atitude!
Há uma frase interessante que diz assim: você erra 100% dos chutes que não dá. Ou seja, o errado é você não fazer nada, não tentar, não arriscar. O fracasso não consiste em você errar, mas em você não tentar, não arriscar. Por exemplo: se você definiu fazer algum curso (estamos no mês de janeiro, propício para isso), não fique pensando muito se sabe ou não. Informe-se sobre as instituições que oferecem-no, quais são os horários, veja os preços, qual será o início. Você não pode ficar estagnado na vida.
Você quer saber o que eu faço? Leio as minhas metas todos os dias. Organizo-me e entro em ação. Busco melhorar a cada dia, a cada manhã, a cada atuação. Isso é o que? É você colocar em prática o plano de ação das metas.
Saber realizar é mais importante do que sonhar. Por isso estamos lhe ensinando a saber realizar. Você está aprendendo a realizar.
Você tem que se preparar para as oportunidades. Porque essas gigantesca multiplicação. "Mas Bispo, para de falar nisso." Meu amado, não posso! Porque cada vez que falo, é uma semente lançada no seu coração. Cada vez que falo, é uma confissão em linha com a palavra de Deus. Cada vez que falo, estou chamando à existência o que não existe. Cada vez que falo, há poder nas palavras. Eu não posso me calar. Você não pode se calar.
Você tem que se preparar para as oportunidades.
Muitas pessoas dizem que não vencem na vida, porque não têm oportunidade.
E você, tem se preparado para as oportunidades?
Imagine você um trem que passa diante de você e abre as portas. Você tem que decidir se entra ou não. E muitas pessoas, quando chega o trem, quando surge uma oportunidade, não estão preparadas, não decidem, não arriscam. Depois, vivem uma vida frustrada.
Meu amado, você é abençoado, é mais do que vencedor em Cristo e tem que estar preparado para as oportunidades. O trem vem, para, abre as portas, mas a decisão é sua se vai entrar ou não, mas, para isso, você tem que estar preparado para as oportunidades. Lembre-se de que saber realizar é mais importante do que sonhar.
O sábio nos leva a Eclesiastes 9:10, onde diz: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma."
Então, reconheça as oportunidades, agarre-as, sem medo.
Em muitas vezes a pessoa vive sendo despedida, com altos e baixos na vida profissional, por quê? Porque não tem feito conforme as suas forças. Ou então, porque não consegue reconhecer as oportunidades. A oportunidade vem e a pessoa diz que ainda está orando, pensando, consultando os oráculos.
Meu amado, há grandes oportunidades para a sua vida neste ano. Você vai ver! Vão chegar a sua mão para você fazer conforme as suas forças, porque você está aprendendo a realizar os seus sonhos neste lugar. Diga glórias a Deus, santo é o Senhor.
Se a oportunidade surgir, sob a forma de uma idéia? Às vezes a pessoa tem uma idéia e não coloca em prática, não acredita nos seus talentos. Grandes empreendimentos surgiram de pessoas com grandes idéias. Grandes realizações e conquistas são furto de grandes idéias.
É preciso colocar em prática os talentos, porque se eu estou tendo uma idéia, se Deus está colocando coisas no meu coração, eu tenho que acreditar no sucesso para a minha vida.
Mateus 25:14-15 nos descreve sobre essa questão da oportunidade, de acreditar, nos talentos, no que vem a nossa mão, que nós devemos fazer conforme a nossa força, sem medo. Temos que arriscar. Ele diz: "Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. "
Veja que Deus lhe deu talentos. Você tem talento, amado. Pode ser que esteja escondido, mas você tem. E Ele já lhe fez capaz. Deus já lhe capacitou.
Continua. Mateus 25:16 'O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco."
Veio a oportunidade, abriu a porta do trem, ele disse: "Eu vou lá. Não vou ter medo! Vou agir alguma coisa com os meus talentos."
Continua. Mateus 25:17-18, 22-23 "Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Quer dizer que, ainda que eu comece algo na minha vida que pareça pequeno, é a fidelidade no pouco, é a fé, que nos leva ao muito.
Diz nos versículos 24-25: "Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu."
Ele escondeu o talento! Não reconheceu a oportunidade que chegara a sua vida de multiplicar, de fazer mais do que havia recebido do seu senhor.
Os que acreditaram e agiram foram colocados sobre o muito. E eu quero que esse seja você, que acredita, que age e que vai ter muito nesta vida.
Mas o medo, o receio, o excesso de cautela, frustrou a vida do servo que recebeu um talento. Portanto, quantos profissionais são promovidos, abençoados e são honrados, porque tiveram a coragem de ousar, de agir? Viu o que disse Paulo: "Vai me faltar tempo para falar desses homens. Da fraqueza, tiraram força. Mesmo passando por embates, por dificuldades, por situações difíceis, acreditaram, transformaram a fraqueza em força, usaram o potencial de Deus em suas vidas." É que as pessoas têm a coragem de ousar. Lembre que a ação destrói o medo.
"Mas Bispo?" Que foi, amado? "Mas e se não der em nada, se não surtir efeito, as minhas ações?" Amado, se não surtir efeito, mude a estratégia e tente novamente. Persista, faça ajustes, aprenda com a experiência, mas não desista. É com os erros que aprendemos, e é com os acertos que crescemos. Ok, não deu certo, aprendo e tento novamente acertar e crescer. A verdade é que Deus tem um grande crescimento para você. Agora, você não pode desistir.
1) Seja uma pessoa de ação e não tenha medo de errar.
Isso é importante porque a maioria dos crentes jogam tudo para Deus: "Deus, Deus, Deus. Um dia, se Deus quiser..." Às pessoas estão sempre se isentando da responsabilidade que têm pelo seu sucesso.
Você é responsável, sabe da sua responsabilidade, vai se tornar um pessoa de ação, de atitude. Não tenha medo de errar.
Amado, extraordinária multiplicação é para quem não sente medo de errar. Se você fica receoso e cava uma cova e esconde os talentos, e fica preso aos medos e às dúvidas, você não consegue nada.
"Vamos comprar o nosso apartamento!" "Vamos lá!" Aí começa a pensar: "De repente, faço ou não faço?" Amado, você crê ou não em Deus? Ele é ou não o Deus dos impossíveis?
2 Coríntios 4:7 "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós."
O poder de Deus está na sua vida!
E ele diz mais: 2 Coríntios 4:8-10 "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos (porque aprendemos a transformar a fraqueza em força), porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo."
Agora, vamos à segunda parte da mensagem.
Para ser uma pessoa de ação, de atitude, que agarra as oportunidades, ouça agora, você precisa alcançar um estado de máxima energia. Como assim? Os especialistas chamam a isso de pick estate, ou seja, estado de alta performance.
É o mesmo estado que ficava o Airton Senna quando fazia ultrapassagens em alta velocidade, ou que ficam os torcedores quando os seus times fazem um gol. Isso significa o que? Que para tudo na vida, precisamos de energia, força, entusiasmo. Porque, não adianta você ser (desculpe) bola murcha. Há uma estatística mostrando que para cada bola cheia, há 100 bolas murchas. Quer dizer que a maioria das pessoas não conseguem desenvolver esse estado de alta performance. Ora, como você vê o Apóstolo e a mim? Com alta performance, com força, com energia.
Amado, ninguém consegue vencer na vida desmotivado.
O que quero fazer em você, nesta noite, é apertar o seu gatilho. Sabe para que? Para você disparar, a partir de hoje.
Meu amado, você tem que disparar, a partir de hoje. Você vai muito longe. Creia que você é mais forte do que imagina. Livre-se definitivamente de barreiras, de medos que limitam o seu sucesso, da ansiedade excessiva, da preocupação, do medo de errar, de não dar certo novamente. Tem que dar certo. Já deu certo, pois o sucesso está com você.
Você tem que ser pick state. E não estou falando só para os empresários, ou para o empreendedor, não. Porque você pode e deve ser uma pessoa motivada fazendo comida, saindo com a sua família, criando qualquer projeto.
Se você não aprender esse segredo, pode ser que em março ou abril, você entre por aquelas portas assim: cabeça baixa.
Você tem que disparar! Você tem que demonstrar vontade de vencer. Eu me lembro que eu ficava na madrugada com o meu pai, porque ele era fã do Airton Senna, e eu também, assistindo às corridas, e vibrávamos cada vez que ele ultrapassava alguém. É essa energia que tem que estar em você.
Amado, quando você sair de casa para trabalhar, quando chegar à loja, ao comércio, quando for estudar, quando estiver com a sua família, seja uma pessoa entusiasmada. Não se acomode, não se conforme com situações que estão lhe incomodando. Você tem que se livrar delas. Você não pode aceitar a derrota e o fracasso, a pobreza e a miséria, o desgosto. Você tem que demonstrar vontade de vencer. Isso me faz lembrar daquele homem que chegou no posto de gasolina e quando foi abastecer o seu carro, viu um cão deitado e gemendo. Ele virou para o dono do posto e perguntou o motivo do gemido. E o dono respondeu que o cachorro estava gemendo porque estava deitado em cima de um prego. Por que ele não sai de cima do prego, pergunto o rapaz. Porque não deve estar doendo tanto, foi a resposta.
Algumas pessoas usam esse argumento para si mesmas: não está tão mal. Dá para ir levando. Amado, não faça isso.
Muitas pessoas vivem infelizes, frustradas, limitadas. Mas eu quero lhe dizer nesta noite: você não precisa aceitar essas situações, viver derrotado, cabisbaixo, depressivo, não! Lembre que os impossíveis são apenas impossibilidades mentais.
Estava me lembrando disso, enquanto preparava o sermão e reconhecendo que isso é verdade. Por que eu digo que alguma coisa é impossível? Porque os meus pensamentos estão dizendo que são. Mas diante de Deus, os impossíveis são apenas impossibilidades da nossa mente, mas se eu reverter isso, se eu aprender a pensar como Deus me ensina a pensar, em Lucas 18:27, Jesus disse: "Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens (o que a minha mente diz para mim) são possíveis para Deus."
Meu amado, qual a situação, qual a conquista, qual o desafio, do qual você havia se convencido que era impossível? Convença-se de que é possível! Porque Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.
Diga: são possíveis para Deus. São possíveis para Deus. São possíveis para Deus. Glórias a Deus!
Se você chegou descarregado nas suas baterias humanas, recarregue as suas energias em Deus.
Quando nós orávamos na segunda-feira, o Senhor me mostrou pernas cansadas, encurvadas, com postura de derrotado, mas que logo, logo, Deus fortalecia essas vidas e as pessoas se tornavam fortes, com peito aberto, com cabeça erguida, nesta noite.
Recarregeu as suas energias em Deus, e a sua performance será um sucesso.
Quero terminar, nestes dois minutos falando de Elias. Eu gosto muito de falar dele, porque de uma história você extrai muitas lições de vida. E sempre que leio a história de Elias, Deus fala algo diferente ao meu coração.
Elias, depois de um momento de pick state, de energia, de força, de alta performance, de vibração, horas e horas acordado num confronto com profetas de Baal, uma ameaça (nossa, heim! Como é fácil, às vezes, as pessoas desabarem), uma ameaça de Jezabel o abalou física e emocionalmente. Isso que é triste, porque eu lhe mostrei há algumas semanas que corpo e mente estão ligados, se a pessoa se abate psicologicamente, emocionalmente, ela fica prostrada.
1 Reis 19:1-2 "Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles."
Uma ameaça, uma palavra, um mensageiro.
E diz, então: "Temendo, pois, Elias (olhe aí o medo), levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço." (1 Reis 19:3).
Elias focou no problema e não na solução. Ele realmente tinha um problema: uma ameaça da rainha, mas ele só focou o problema e não na solução. Ele deve ter ficado pensando muito ao invés de reagir com fé e energia. Quando o mensageiro chegou com a ameaça, provavelmente Elias não reagiu com fé, com energia, deixou cair o seu ânimo e começou a pensar muito naquilo: "Meu Deus, como vai ser? Eu vou dormir e ela vai mandar me matar..."
Diz a palavra no versículo 4 "Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais."
O medo o paralizou, sugou toda a sua energia de vida. Elias se rendeu!
Mas diz a palavra uma coisa interessante. "Deitou-se e dormiu debaixo do zimbro; eis que um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come." (1 Reis 19:5).
Levanta-te! O anjo o estava mandando ter ação, atitude. E quando o mandou comer, estava querendo que ele adquirisse energia. O anjo disse: "Elias, ação e seja altamente motivado. Torne-se a ser aquele homem que orou e fez chover, que enfrentou os profetas todos. Elias, ação, força, energia! Em outras palavra, o anjo disse: pick state!"
E diz a palavra: "Olhou ele e viu, junto à cabeceira, um pão cozido sobre pedras em brasa e uma botija de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. (estava demorando a reagir) Voltou segunda vez o anjo do SENHOR, tocou-o e lhe disse: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo." (1 Reis 19:6-7).
Então, amado, diz a palavra: 1 Reis 19:8 "Levantou-se, pois, comeu e bebeu (voltou a ter entusiasmo, força, energia, voltou a ser um homem de Deus); e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus."
O anjo disse: "Levanta-te" = entre em ação. Segundo: "Coma" = mantenha-se motivado e energizado.
Quero terminar, dizendo: profetizo que a sua jornada será sobremodo abençoada, próspera, feliz, de grande coisas, multiplicação extraordinária. Mas nesta noite, ao apertar o seu gatilho, você tem que disparar por estas portas à fora. Mude a sua alto estima, cure os seus medos, agindo, e tenha muita energia e não se renda.
Eclesiastes 11:1 "Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás."
Uma vez agindo, uma vez confiante, motivado, disparado para vencer, agora, é lançar o pão às águas. Se havia alguma impossibilidade, isso era apenas da sua mente, porque o impossível dos homens, são possíveis para Deus.
Senhor nosso Deus e nosso pai, tua palavra é a semente. Aquele que ouvindo a palavra e recebendo, logo a palavra germina. Logo que você recebe a palavra ela já germina, e uma vez germinando, dá frutos, e uma vez dando frutos, a sua vida se torna muito mais abençoada, próspera, feliz, grandes coisas, multiplicação extraordinária, por causa deste aprendizado. Aquela pessoa que chegou aqui nesta noite descarregada nas suas energias, cansada, que não fazia nada pelos seus sonhos. Apertamos o gatilho. Você vai muito longe! Coragem, força, pois a sua jornada é sobremodo extraordinária. Lança a seu pão sobre as águas. Acredite que os impossíveis dos homens são possíveis para Deus, e o fraco se tornou forte, o fragilizado se tornou poderoso. Sim, meu Deus, aquela pessoa desmotivada, cabisbaixa, não vai criar mais argumentos, desculpas, não vai mais aceitar o sofrimento. Você é forte, amado. Você é poderoso, poderosa. Aquele que entrou aqui fragilizado, torne-se agora uma fortaleza. Você é uma fortaleza inabalável, abençoado, próspero, forte, ativo. Lance o seu pão sobre as águas. Sua jornada é sobremodo vitoriosa. Diga: eu recebo. Diga: glórias a Deus.
+
. Cristo e a nossa solução
João 11.17-26
Amados do senhor minha família em cristo povo santo nesta noite queremos falar a respeito de cristo como a nossa solução como o relutado de todas as nossas dificuldades e lutas neste texto que acabamos de ler podemos encontra uma estória que enaltece ,exaltar o nome de Jesus e falar sobre a gloria de um Deus vivo eficaz ,justo e verdadeiro.
Encontramos algumas lições neste texto
1) Precisamos busca aquele que tem a solução. João 11.1-3
Amados Marta e Maria estavam com o seu irmão lazaro enfermo, doente e elas foram a busca daquele que tia a solução de resolver, elas tinha observado, presenciado os milagres quer cristo Jesus tinha feito, nós também conhecemos os milagres de Jesus os registrados na bíblia e o que temos recebido e visto na vida de outras pessoas, por isso sabemos que, quando precisamos de ajuda extraordinária, Jesus nos oferece recursos extraordinários. Não podemos hesitar peçamos hoje a ajudar dele. Isaias 50.7ª diz Porque o senhor JEOVÁ me ajuda, Jeremias 29.13 diz E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração. Marta e Maria foram a busca da sua solução
2) Os problemas não são para morte mais para Deus ser glorificado. João 11.4
Amados qualquer provação que eu e você enfrentemos poderá, no final glorificar, exaltar a Deus, porque ele pode fazer com que o resultado de qualquer situação má se torne uma benção para a nossa vida em Genesis 50.20 diz Vós bem intentaste mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande.Romanos 8.28 diz E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles são chamados por seu decreto .Amados quando os problemas chegam ou você murmura, reclama e culpa a Deus. Ou enxerga os seus problemas como oportunidades para honrá-lo e de crescimento.
3) Precisamos ir até o fim com Jesus. João 11.16
Amados freqüentemente nos lembrados de Tomé como aquele que duvidou da ressurreição de Jesus . Mas nesse episodio ele demonstrou amor e coragem. Os discípulos conheciam os perigos de ir com Jesus a Jerusalém, e tentaram convencê-lo a não ir.Tomé simplesmente expressou o que todos sentiam.Ao perceberem que o objetivo deles fora frustrados, mostraram-se dispostos a seguir Jesus ate a morte ainda não entedia porque Jesus deveria ser morto mas foram fieis amados enfrentamos perigos desconhecidos ao fazermos a obra de Deus e sábio considerar o alto preço de ser um discípulo de Jesus no livro de Daniel diz 12.13 Tu, porem, vai te ao fim;porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias. Nunca desista, nunca Pare, nunca esmoreça, não puxe o frio vá até o fim vá mais longe viva eternamente com JESUS.
4) Não importa quanto tempo você esteja passador pelos problemas Jesus chega na hora exata. João 11.17
Amados quando estamos passados por alguns problemas sempre pensamos que Jesus esta demorando em solucionar e esquecemos que Deus tem o seu tempo para agir. Em eclesiastes 8.6a diz Porque para todo o propósito há tempo e modo. Ec 3.1 diz Tudo tem o seu tempo determinado. Não importa quanto tempo voce esteja esperando por esta promessa, por esta cura, por esta solução em teu casamento, por um emprego Deus tem o seu tempo pra agir em nossa vida.
5) Precisamos crê que cristo tem o poder sobre a morte e a vida. João 11.21-25
Amados Jesus tem o poder sobre á vida e a morte, marta quando sobe que Jesus tinha entrado na aldeia chamada Betânia foi ao encontro de Jesus e começou a ter uma conversa com Ele dizendo se ele estivesse ali o seu irmão não teria morrido e Ele traz uma reposta para ela dizendo que o seu irmão iria ressuscitar mas marta pensava que o seu irmão iria ressuscita na ressurreição do ultimo dia , mais Jesus diz pra marta dizendo que ele era a ressurreição e a vida e todo aquele que acreditassem nele ainda que tivessem morto viveria e todo aquele acreditassem nele nunca morreria e Ele faz uma pergunta no final do versículo 26 crês tu isso? Vc 27 e ela disse sim senhor, creio. No livro de provérbios 3.5-7 diz Confia no senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Precisamos crer de todo o nosso coração de todo o nosso espírito independente da nossa mente do nosso corpo das nossas lutas precisamos confia em cristo no livro de hebreus 11.33 diz os quais, pela fé, venceram reinos , praticaram a justiça ,alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões.
Amados independente da citação que estamos vivendo Jesus e a nossa solução ele vai resolver agir no momento certo precisamos busca a ele ,sempre ir ate o fim ,porque ele chega no hora exata ,porque nele esta o poder sobre todas as coisas.
Mantenha viva a esperança
Isaias 40.31
Amados do senhor nesta noite com a graça de Deus queremos falar a respeito de mantermos viva a esperança o apóstolo Paulo declara a carta de Timóteo que cristo e a nossa esperança. O profeta Isaias diz que àquele que espera no senhor renova as suas forças, e ter esperança e criar uma confiança no comprimento de um desejo ou de uma expectativa, a esperança e a segunda virtude mencionada em 1 co 13.13 e a esperança si baseia na confiança que temos em Deus.
No livro de Josué no capitulo 14.6-12 podemos tirar algumas lições importantes para mantermos viva a nossa esperança.
1. Precisamos nos manter vivos na veracidade da palavra.
Ele confiou na palavra de Deus todos aqueles anos, ele alimentou o sonho de alcançar a herança. Calebe Soube espera com paciência e, no tempo certo, foi ter com Josué que era líder, para tratar do assunto, e reivindicar o que lhe pertencia por direito (Js 14.11-12) amados que sonha acalenta esperanças e olha para o futuro.
2. Quem espera em Deus encontra resultados na sua vida.
Salmo 125.1 diz Os que confiam no senhor serão como o monte Sião, que ao se abala, mas permanece para sempre.
a) O HOMEM E RENOVADO (SL 84.7)
b) ESTAR PRONTO PARA LUTA (JS 14.12)
c) VIU O COMPRIMENTO DAS PROMESSAS. (2 TM 2.13)
Amados do senhor o grande segredo de calebe foi manter uma vida de perseverança em seguir ao senhor.
AMIGOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS
(indispensavel,necessario)
Texto: Marcos 2.1-12
Introdução: Quando Deus criou a família, não foi para que ela fosse uma comunidade de estranhos, mas uma casa de amigos. A igreja não existe para ser uma comunidade de pessoas desconectadas e indiferentes, a igreja existe para ser um lugar de amigos.
I) AMIGOS NÃO SÃO OPCIONAIS, SÃO NECESSÁRIOS.
Deus criou o homem para viver em família, em grupo, ser amigo. Não é bom que o homem esteja só (Gn. 2.18).
Em (Ec. 4.9) diz: "É melhor serem dois do que um..."
Deus é a comunhão de três amigos íntimos: Pai, Filho e Espírito Santo.
Algumas coisas e alguns lugares só alcançamos se tivermos amigos.
"Amigos são como árvores frondosas, que oferecem sombra em tempos difíceis. Porém, só os tem que planta".
Quem nunca planta a semente da amizade, não terá amigo quando for preciso. A Bíblia diz em (Pv. 17.17) "Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão".
O próprio Jesus não abriu mão de ter amigos. Tinha muitos amigos e alguns eram próximos. Os 12 discípulos, dentre estes os mais próximos eram Pedro, Tiago e João e o mais íntimo desses foi João, que reclinava sua cabeça no seu peito. Um dia Jesus disse: "Lázaro, nosso amigo dorme, vou despertá-lo..." (Jo. 11.11)
Plante a semente da amizade e amanhã você terá autênticos amigos. Uma planta não cresce se não receber os elementos necessários para a vida. Toda planta precisa de solo, ar, água, luz e um lugar seguro. Pensar em semente é pensar em um investimento a longo prazo. Não se faz um amigo do dia para noite.
Cultivando - Um abraço, uma atitude solidária, parando para ouvir, dando um conselho, compreendendo quando ninguém o compreende, compartilhando sonhos e projetos, chorando junto, sorrindo.
II) QUATRO AUTÊNTICOS AMIGOS
O paralítico que era transportado na cidade de Cafarnaum tinha pelo menos quatro amigos. Quais são as marcas dos autênticos amigos:
1. Amigos autênticos acreditam na possibilidade de mudança (Mc. 2:3).
(1) Não adianta ter amigos que não acreditam na possibilidade de um milagre em nossa vida.
(2) Não basta ter amigos ao lado, apenas distraindo-nos de nossa angústia, apesar de que isso não seja ruim.
(3) Os amigos do paralítico eram "parteiros". Eles acreditaram que a vida daquele homem podia ser mudada, que coisas novas poderiam ver à luz em sua vida. Eles acreditaram que Jesus Cristo podia mesmo fazer o milagre. Eles ajudaram trazer a luz o milagre na vida do amigo.
Muitas pessoas são como "coveiros" na vida dos outros. Têm prazer em matar as esperanças, os sonhos, os projetos, os ideais etc. É muito difícil viver com alguém que nunca acredita nas nossas potencialidades, que são eternos "coveiros" das nossas idéias, dos nossos sonhos, possibilidades... Esses amigos são maridos, filhos, pais, esposas, dizendo: "Você não pode. Você não vai conseguir... Nem adianta tentar!".
2. Amigos autênticos sempre estão dispostos a nos carregar quando necessário.
(1) Há momentos na vida que precisamos ser carregados, senão morremos a beira do caminho.
(2) As pessoas sabem que podem contar com você para carregá-las?
(3) Você é dos tais "parteiros" que todo mundo gosta de ter por perto? Aquele sujeito que gosta de estar sempre incentivando: "Vamos lá! É isso aí. Nós vamos conseguir! Deus não decepciona os que o buscam com fé!"?
3. Amigos autênticos não param de caminhar conosco mesmo quando surgem obstáculos.
(1) Há pessoas que se dispõem a ir com a gente até um determinado ponto. Mas quando chegam e se deparam com a real situação, e se dão conta de que para ajudar mesmo, vão ter que dispor dos seus dons, da sua capacidade, do seu trabalho e do seu sacrifício, param.
(2) Superam obstáculos para ver a vitória do amigo.
(3) Bem aventurados os que têm amigos assim.
4. Amigos autênticos abrem portas onde há obstáculos.
(1) Sacrificam seus dons, talentos, recursos etc.
(2) Amigos não sonegam seus dons ao socorrer aquele que precisa.
(3) Solidariedade é a marca dos grandes amigos.
(4) Ao ver Jesus perdoando o rapaz, muitos ficaram zangados (Mc. 2:5,6)... Muita gente fica brava quando há perdão. Há uma grande disposição nos seres humanos de condenar, de acusar, de exterminar e de matar. Há quem ache que o perdão sempre é demais. E Jesus o perdoou... Porque é assim... (Mt. 18:21,22)
(5) Às vezes a luta do nosso amigo só vai ser vencida se ele for perdoado. E o perdão cura! Há alguém a quem você precisa pedir perdão? Então, apresse-se em pedi-lo para que você possa andar de novo.
Jesus pega nossa maior fraqueza e a transforma no nosso maior troféu... A cama era a marca da derrota daquele homem. Quem é o sujeito? É aquele que não sai da cama. Ele não tem alternativas, só pode ficar sobre a cama, e agora, depois do encontro com Jesus, quem é o sujeito? É aquele que carrega a sua cama! Antes, ele era carregado sobre ela, agora ele é quem a carrega porque Jesus Cristo age assim. Ele pega sua maior fraqueza e a transforma no seu maior troféu.
5. Quatro verdades sobre amigos autênticos
(1) Amigos não são opcionais; eles são necessários. Não existe substituto para um amigo - alguém que se importe, ouça, sinta, console e, sim, que se necessário repreenda.
(2) Os amigos não são automáticos, precisam ser cultivados. (Pv. 18.24) "O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão".
(3) Os amigos não são neutros; eles causam impacto em nossa vida (1 Co. 15:33).
(4) As amizades têm diversos níveis, algumas delas desempenham papéis mais significativos em nossas vidas do que outra Temos conhecido, Temos amigos casuais; Temos vários amigos chegados e Poucos amigos íntimos...